Joanete – Hálux Valgo

O joanete é uma saliência óssea formada na base da articulação do primeiro dedo do pé, chamada de 1ª metatarsofalangeana. É uma condição anormal, onde ocorre um desvio em direção aos outros dedos, chamamos essa alteração postural de Hálux Valgo. A pessoa costuma relatar desconforto e dor.

Causas:

Toda condição que altera a marcha adequada (fisiológica) pode desencadear o joanete. Quando ocorre um desequilíbrio das forças exercidas sobre as articulações dos pés, pode levar a uma sobregarga  na articulação principalmente na primeira (dedão-hálux), onde é realizada a impulsão do seu corpo na hora de caminhar e correr. Com isso o pé precisará de alargar sua base para sustentar a sobrecarga, isso provocará uma deformidade do dedo, que se desenvolve ao longo do tempo por causa do movimento anormal e pressão que são realizados na articulação.

Os fatores mais comuns incluem tipos de pé (pé plano, chato, largo),  uso de sapatos apertados (tipo scarpin, bico fino) e deformidades que estão presentes ao nascimento. Outra causa comum é a  artrite, tanto a degenerativa ou inflamatória, que causa deformidade d articulação pelo desgaste da cartilagem.

Sintomas:

O joanete pode apresentar dor suave ou grave e dificuldade de andar com sapatos normais. A pele, assim como os tecidos mais profundos, que estão presentes em todo o joanete podem ficar inflamados e/ou inchados. Além disso, os outros dedos também podem ser afetados pela pressão do dedão empurrando em direção a eles. As unhas também começam a crescer para os lados e  os dedos menores também podem desviar-se, sendo conhecido como martelo.


Tratamento:

Pode ser conservador através de Fisioterapia, compressa de gelo para dimuir a dor e inchaço, medicamentos precritos pelo médico, palmilhas e afastadores para aliviar a compressão.

Nos casos mais avançados o tratamento pode ser cirurgico. A cirurgia realizará a remoção do tecido inchado em torno da articulação do dedo, realinhando-o, remove uma parte do calo ósseo, realinha o osso metatarso, a fim de reduzir a sua deformidade angular.

A cirurgia geralmente não é recomendada, a menos que o joanete esteja causando muita dor e/ou incapacidade funcional. É importante saber que sem uma recuperação adequada, para reestabelecer e educar a estrutura muscular do corpo, o joanete pode voltar. Por isso é recomendável  tentar o tratamento conservador antes de realizar a cirurgia.

Fisioterapia:

Sabendo que o hálux valgo desenvolve-se pela sobrecarga gerada por um desequilibrio biomecânico causado pela desestruturação mucular de todo o corpo, a Fisioterapia tem o papel de fornecer equilibrio muscular para a tentativa de correção dessa alteração postural. Porém em casos mais graves o nosso trabalho é focado no alívio dos sintomas gerados.

Fortalecimento muscular, principalmente do músculo Tibial Posterior para levantar o arco plantar e do Abdutor do Hálux para realinha-lo. Trabalho de conscientização corporal e do movimento. Pode-se utilizar mobilizações articulares e bandagens funcionais para propriocepção, no realinhamento do hálux e alivio das dores.

 Procure orientação Médica e de um Fisioterapeuta ao menor sinal dos sintomas. Não deixe que o quadro se instale e se torne crônico.

Cristiane Arruda-Fisioterapeuta

About these ads

6 Responses to Joanete – Hálux Valgo

  1. Dalmo Dias disse:

    Tudo que eu queria ler…. Perfeito! Parabéns!

  2. simone Leonardi disse:

    Sua resposta foi muito clara e educativa! Muito obrigada!

  3. Priscila Mara disse:

    Ola gostei muito sobre as informações dos joanetes, eu tenho apesar de nunca achar bonita, mas não me incomadava, mas porem o ano passado uma pessoa que eu gostei muito disse que meus pés são feios, por ter joanetes, ai eu me lembrei que uma vez eu tinha trincado o osso , seria o peito do pé,( fiz ballet clásscio e minha mãe tem joanates), e o ortopedista me disse que eu precisava operar pq estava se agravando, bom resolvi fazer um raio x, do pé, para a cirurgia,
    mas ainda não tive coragem. hoje sou bailarina de BELLYDANCE

    Gostaria de saber sobre a recuperação? se os pés ficam doloridos depois da cirurgia? meus pés é igual o da ilustração

  4. Silas Santana disse:

    Bom dia, muito bom essa informações e parabéns! gostaria de fazer um pedido de modelos de bandagens e de movimentos de fisioterapia! Obrigado.

  5. Tatiane disse:

    Obrigada pelas informação. Apesar do grau de desalinho do meu pé não ser tão grande e a joanete tão aparente tenho muitas dores. Estava cogitando fazer a cirurgia, mas após ler o artigo tentarei primeiro o tratamento conservador do mesmo com espassadores, gelo e fisioterapia. Grata!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: