Matéria revista Nestlé: OS CAMINHOS PARA UMA BOA POSTURA

Pessoal, participei de uma matéria da revista Nestlé sobre Postura, segue o texto para que vocês possam ler.

Uma postura adequada proporciona boa funcionalidade ao corpo, pois promove movimentos eficientes e com mais resistência, contribuindo para uma sensação de bem-estar. Por outro lado, a má postura pode causar maior tensão muscular em determinadas partes do corpo, gerando dor e até mesmo alteração da posição e função dos órgãos.

A fisioterapeuta Cristiane Arruda* conta que o primeiro passo para adotar uma postura adequada é conhecer sua própria postura. “É importante que o indivíduo procure um especialista, pois o profissional é capaz de fazer a avaliação e informar as correções individuais adequadas ou realizar um tratamento de reeducação postural. Após as orientações, a pessoa deverá praticar a postura correta, seja em pé, sentada ou deitada”.

Cristiane ressalta que, ao contrário da opinião popular, sentar-se ereto não realiza sempre o objetivo. Quando feito de forma inapropriada, pode causar tensão desnecessária nos músculos das costas e complicações adicionais.

A prática de exercícios físicos é extremamente útil para auxiliar na melhora da força, do tônus muscular postural e da flexibilidade, assim como no fortalecimento dos ossos e das articulações. Mas é fundamental que os exercícios sejam orientados e supervisionados por profissionais, com o objetivo de evitar lesões.

Seguem algumas dicas da fisioterapeuta para a prática da boa postura em atividades cotidianas e a prevenção de tensão e lesões.

  • – Segure o telefone com a mão, sem apoiar no ombro.
  • – O monitor do computador deve ser mantido na altura dos olhos, com o queixo paralelo ao chão.
  • – Apoie o antebraço na mesa ao utilizar o mouse.
  • – Flexione os joelhos sempre que for agachar para pegar um objeto no chão. – Alterne a bolsa entre os ombros e deixe-a o mais leve possível.
  • – Mantenha o peso adequado.
  • – Pratique exercícios regularmente, sempre sob a orientação de um profissional.
  • – Caminhe mantendo a cabeça ereta, com o queixo paralelo ao chão, permitindo que os braços balancem naturalmente. Os pés devem permanecer apontados na direção em que você caminha.
  • – Use sapatos confortáveis, evitando salto alto por longos períodos.
  • – Durma em um colchão firme e com um travesseiro que mantenha a curva cervical normal.
Cristiane Arruda é fisioterapeuta, pós-graduada em Traumato-Ortopedia com ênfase em Terapias Manuais pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua como sócia-diretora da Clínica Flexibile Fisio e como fisioterapeuta do Centro Multidisciplinar da Dor, realizando tratamentso em pacientes com dores crônicas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: