Pratique Atividade Física que você mais gosta!

Sabemos que somos muito exigidos no nosso dia-a-dia, estudamos horas e horas, às vezes passamos a noite em claro, trabalhamos muitas horas por dia e no final de semana ainda participamos das f…estas de nossa sociedade. Para suportar este estresse diário, temos um poderoso aliado: os exercícios físicos. Praticando uma atividade física, teremos mais qualidade de vida, nossas atividades fluirão melhor e de forma mais prazerosa.

Os exercícios físicos trazem harmonia, condicionamento, sociabilidade e rendimento. É importante que você encontre uma atividade que lhe trará prazer em realizar, não adianta fazer musculação, por exemplo, se você não suporta ir a academia, não se sente bem com o ambiente, não fica a vontade com os exercícios. Isso só resultará em desistência da atividade e mais sedentarismo.

Escolha aquilo que você gosta e que sempre quis fazer, mas nunca consegue, não precisa seguir o que está na moda ou o que lhe indicaram só porque acham que é o correto. Pode começar calmamente: caminhada, correr, pedalar, musculação, Pilates, aulas de alongamentos, Yoga, dança, esportes, hidroginástica, jump, peteca na praia, enfim, mexa-se! O importante é que pelo menos 3 vezes por semana, encontre tempo e disposição, e por 20 minutos. Mas se não der, faça o mínimo possível!

Subir e descer escadas, andar muito durante o trabalho ou na rua, pegar peso, NÃO são atividades físicas regulares. São esforços e atividades de vida diária, que não irão condicionar, ao contrário poderão trazer lesões, dores, fraquezas musculares, encurtamentos musculares, degenerações articulares, desvios posturais e etc.

Importante ressaltar que o nosso corpo no início de um programa de qualquer atividade física, sentirá os efeitos do sedentarismo, ou melhor, exigido em esforços não habituais, o corpo sentirá dor, que passará com a rotina dos exercícios. A atividade física é tão boa para o nosso corpo, que ele sentirá falta, tornando-se assim um ritual.

Procure um profissional que possa lhe orientar sobre os benefícios e malefícios das atividades físicas que queira seguir. Só não fique parado, cuide do seu corpo!

Drª Cristiane Arruda – Fisioterapeuta

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